segunda-feira, 4 de maio de 2009

O estilo Weissbier

Um pouco de informação sobre o estilo Weissbier (Weizenbier, Wheat Beer ou Cerveja de Trigo)
texto copiado na íntegra do site http://www.brejas.com.br/cerveja.shtml. Acessem o site para mais informações sobre outros tipos de cervejas e assuntos relacionados.

Produzida principalmente pelas grande cervejarias alemãs como HB, Paulaner, Erdinger, Franziskaner e Weihenstephan, é uma cerveja feita a base de trigo e característica do sul da Alemanha, região da Baviera. São cervejas claras e opacas, onde sobressai o trigo com o qual foram produzidas, bem como sabores frutados (banana e maça), cravo e florais. Bastante refrescantes e de graduação alcoólica moderada (entre 5 e 6%), são opacas e normalmente não filtradas. Produzem, em geral, um creme denso e persistente. Aqui no Brasil a Bohemia fabrica sua versão, chamada Bohemia Weiss.

As variedades possíveis são:

  • Hefeweizen, de cor amarelada-marrom opaca, pois a levedura não é filtrada. Erdinger Hefeweizen é a mais conhecida aqui no Brasil.

  • Kristallweizen, de cor clara e transparente, leve na degustação. Normalmente é filtrada, não tendo adição de levedura diretamente na garrafa. Um exemplo é a Franziskaner Weissbier Kristallklar

  • Dunkelweizen ou Hefeweissbier dunkel, cerveja de trigo escura, de gosto mais forte. A Erdinger tem sua versão, aquela com rótulo preto.

  • Weizenstarckbier ou Weizenbock, cerveja tipo bock com uma graduação alcoólica entre 5% e 12%. Exemplo é a Aventinus, feita pela G. Schneider & Sohn.

  • Berliner Weisse ou Berlin White (cerveja branca berlinense), de graduação alcoólica entre 2 e 4% e de cor amarelada e opaca. Por ser levemente azeda, é comum adicionarem xaropes doces de frutas.

  • Witbier (Belgian White), esbranquiçadas devido às leveduras e ao trigo suspenso (daí o nome). Possui um toque cítrico de laranja, já que a casca da fruta é usada como complemento ao lúpulo. Também leva "coriander", conhecido por nós como coentro. A marca mais representativa é a Hoegaarden, além da Unibroue Blanche de Chambly.

  • Bière Blanche ou Blanche: apenas o nome em francês para as cervejas de trigo.

  • Russ, cerveja de trigo com acréscimo de suco de limão (Zitronenlimonade), assim como ocorre com a Radler.


2 comentários:

  1. E a brasileiríssima Eisenbahn (de Blumenau) não perde em nada para essas marcas estrangeiras, muito pelo contrário, é deliciosa e já ganhou prêmios internacionais. Quem provou, sabe. Quem não provou, não perca mais tempo, vale cada centavo. Tim-tim!

    ResponderExcluir
  2. Sempre que penso em cerveja sinto o sabor das Eisenbahns, em especial da Weiss. E é com muito orgulho que digo a todos essa foi eleita a minha top das tops. Pena que estou ha 6 meses sem degustá-la :(
    Muitas vezes pensamos que produtos nacionais não são tão bons quanto os europeus ou norte americanos, e por isso perdemos muito tempo e dinheiro comprando produtos importados, sendo que temos nacionais equivalentes e muitas vezes ainda melhores.
    Vou preparar um post sobre a Eisenbahn em breve. O problema é que gosto de escrever o post no momento em que estou apreciando a cerveja. Então, espero que minha loira (Thaís, autora do comentário anterior) traga uma garrafinha de Eisenbahn Weiss para mim!!!!

    ResponderExcluir