Em 24 de abril deste ano a Guinness completou seus 250 anos. Tudo começou com um sujeito chamado Arthur Guinness numa cervejaria localizada em St. James's Gate em Dublin, capital da República da Irlanda. 'Raise a glass to the memory of Arthur Guinness!' essa é uma frase muito comum em Dublin, pois toda vez que alguém fala sobre Guinness outro alguem a grita, o que significa, grosso modo, faça um brinde a Arthur Guinness.
Arthur Guinness começou a fabricar a tão famosa cerveja em Leixlip. Em 1759 transferiu a cervejaria para o local atual, St. James's Gate, e em 31 de dezembro do mesmo ano assinou um contrato para uso desse local por até 9000 anos a um valor de £45 por ano. Dez anos mais tarde, em 1789, as exportações começaram, sendo a primeira remessa (6,5 barris) enviada para a Inglaterra.
A Guinness, apesar de ser classificada como Stout, foi baseada em outro estilo: Porter. O motivo dessa confusão é porque o nome Stout surgiu de uma diminuição do nome "Stout Porter", usado para classificar as Porters mais fortes. A Porter é uma cerveja mais suave que sua parente Stout, normalmente com 1 a 2% a menos de álcool. São cervejas escuras e típicas da Inglaterra, originárias em Londres no princípio do século 18. As Stouts por sua vez, são cervejas negras opacas, dotadas de forte sabor de chocolate, café e malte torrado, e usualmente com pouca carbonação. Uma representante dessa categoria no Brasil é a Caracu (não provei ainda a Caracu, então não posso opinar sobre a mesma).
Composição das Guinness': água, malte, cevada, lúpulo e fermento.
A característica mais marcante da Guinness é seu sabor "tostado", derivado do processo de torrefação da cevada. O colarinho ou creme é também marcante, principalmente na Draught que contém uma misturada a nitrogênio e dióxido de carbono. Essa mistura resulta em um creme único e complexo. Com essa composição é possível colocá-la em alta pressão sem que a cerveja "borbulhe" ou aconteça o "efeito efervescente". A textura cremosa dessa Guinness Draught é resultado dessa mistura, com baixos níveis de dióxido de carbono e presença do nitrogênio, o qual também contribui para a formação do colarinho extremamente cremoso devido as bolhas minúsculas. Já a Extra Stout não contém nitrogênio, o que a deixa mais ácida e menos cremosa que a Draught.
Quanto a coloração, usualmente as pessoas descrevem as Guinness como sendo cerveja preta. No entanto, apensa de parecer preta, oficialmente ela é descrita como rubi muito escuro. Coloque contra uma fonte de luz forte e veja se é verdade :)
Existe um ritual para servir um "perfect pint of Draught Guinness" e toda uma história relacionada a esse ritual. De acordo com a fabricante da cerveja o ritual leva 119,53 segundos e é realizado em duas etapas. Primeiro serve-se até pouco mais da metade do copo, espera-se alguns segundos para formar o creme e, então, completa-se a pint. Mesmo após esses segundos esperando o creme ainda não está completo e as bolhas estão em frenesi. Essa cerveja deve ser servida a 6°C. Outro detalhe importante é o copo que deve ser em "forma de tulipa" mas não exatamente uma tulipa (Veja a figura).
Minha avaliação: provei duas Guinness diferentes quando fui a Dublin na semana passada e para variar acabei fazendo algumas anotações sobre elas. Aí vão minhas impressões sobre elas.
GUINNESS DRAUGHT
Data: 02 de maio de 2009.
Cervejaria St. James’s Gate
Grupo Diageo
Estilo Dry Stout
Álcool (%) 4,1% ABV
Sazonal Não é sazonal
Ativa: SIM
Temperatura 6 °C
Copo ideal Pint
notas: [final] 3,5
aparência [1-5]: (5) quando o garçom lhe apresenta uma pint de Guinness Draught ainda formando o creme não dá para resistir. É difícil segurar a baba. O copo (pint) é estilizado é muito bonito. Mas o detalhe que a deixa mais atraente é alta carbonação e a presença do nitrogênio, quando a pint chega a sua frente a carbonação está ativa, "com bolhas descendo" e completando o colarinho. Diferente mas é isso mesmo. O que se vê são bolhas descendo e não subindo. Tente descobrir porque. O contraste da cerveja "preta" com o creme bege e o gradiente da carbonação a deixa ainda mais atrativa.
aroma [1-10]: (7) não muito diferente dos outros tipos de Guinness. O malte torrado se sobressai mas as notas de caramelo também estão mais presentes que na Extra Stout.
sabor[1-20]: (14) início adocicado com notas de caramelo e final marcado pelo sabor do malte torrado, mas em menos intensidade que a Extra Stout. Amargor persistente mas com intensidade mediana. Possui acidez baixa, presença de álcool na medida certa e carbonação altíssima, o que a deixa de certo modo refrescante.
sensação[1-5]: (3) corpo médio e refrescante.
conjunto[1-10]: (6) uma cerveja relativamente equilibrada. Mas o aspecto que a deixa mais atraente impacta também no sabor tornando-a mais leve do que deveria ao meu ver. A carbonação poderia ser menos intensa.
GUINNESS EXTRA STOUT
Data: 02 de maio de 2009.
Cervejaria St. James’s Gate
Grupo Diageo
Estilo Extra Stout
Álcool (%) 4,2% ABV
Sazonal Não é sazonal
Ativa: SIM
Temperatura 8-12 °C VER GUIA
Copo ideal Pint
notas: [final] 3,5
aparência [1-5]: (4) a garrafa dessa cerveja não tem um design muito diferente de outras cervejas mais simples e de longe apresenta curvas como a Hoegaarden. No entanto, o contraste de cores da garrafa com o rótulo e seu formato simples e austero, a torna muito elegante e convidativa. São poucos os detalhes na garrafa, talvez os mais marcantes sejam a assinatura em alto relevo na garrafa e o o desenho de uma harpa, objeto símbolo da República da Irlanda, no rótulo. Creme levemente castanho, pouco denso e não pouco persistente. Quanto a cor, muito escura aproximando ao preto como é característica da categoria.
aroma [1-10]: (6) o malte torrado se sobressai a todos os outros aromas. No entanto notas de caramelo estão presentes.
sabor[1-20]: (15) início adocicado com notas de caramelo e final marcado pelo sabor do malte torrado. Amargor persistente e muito marcante. Excelente ao meu ver. Possui acidez baixa, presença de álcool na medida certa e carbonação média-baixa.
sensação[1-5] (3) : corpo forte, marcante, cheio de vigor e virtude. Harmoniza bem com pratos bem temperados ou carne. Mesmo tendo um forte e persistente amargor também desce fácil.
conjunto[1-10] (7): Em termos de sabor e aroma a Guinness Extra Stout é relativamente equilibrada, mas com destaque ao malte torrado. Dentro do contexto e proposta do fabricante é uma excelente cerveja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário