Já escrevi sobre a viagem antes …. mas afinal, pra que estou aqui?
Bem, vim para cá supostamente para estudar. Na real, para fazer o meu doutorado que até então estava completamente estagnado devido a diversos fatores …. tema para conversa de bar não para blog!
Sim, vim para estudar e em uma universidade!
Minha situação aqui na universidade é um tanto quanto complexa. Não sou considerado estudante perante a universidade de Kent, apesar de ser estudante no Brasil. Isso porque a CAPES (órgão de fomento de pesquisa do governo brasileiro) não paga a tal da tuition fee (como se fosse a mensalidade da universidade). Por isso oficialmente eu sou um Visiting Reseach Assistant (pesquisador visitante), que teoricamente seria membro de staff (pessoal, funcionários, empregados… essas coisas). Mas, na real, não sou isso também, como diz o meu orientador: “Jean, você está no limbo!”.
Pelo menos me arranjaram uma sala e um computador para trabalhar. Na verdade, a estrutura de trabalho é excelente. Par ter idéia, todos os alunos de doutorado ou mestrado, ou mesmo eu que sou porra-nenhuma, tenho acesso livre a uma papelaria com tudo que for necessário. Parece pouco mas não conheço uma universidade sequer no Brasil que disponibilize isso aos seus alunos, não da mesma maneira que a Universidade de Kent faz.
Além disso, consegui um quarto em um dos alojamentos da universidade. Pelo menos isso!
Na verdade não fui eu quem conseguiu, pois eu tentei antes de chegar aqui. Mandei um duzilhão de emails para o escritório de acomodação e eles me negaram em todos os emails.
Mas quando cheguei lá com o meu orientador e ele disse: “Olá, sou o Reader do Departamento e quero saber se tem um quarto para o meu novo assistente …. blá blá blá” (Reader é a penúltima instância da hierarquia de professores … mais um degrau e ele vira um semideus dentro da universidade). Então, depois disso, em menos de 3 segundos a mulher falou: temos sim!
Impressionante isso. Fico indignado com isso, mas pelo menos tenho onde morar e por um baixo custo … pago uma ninharia comparado com o que meus colegas que não moram no campus pagam, e ainda por cima por um pacote completo.
No pacote, estão inclusos itens como a limpeza da cozinha e do banheiro por uma tiazinha que vem uma vez por semana, água, sistema de aquecimento, energia elétrica e internet hyper-mega-rápida.
Além disso, moro numa casa em estilo medieval com mais de 250 anos. Muito loco!!!
Há 13 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário